Alguns preferem a bomba de sucção feita com tubos de PVC 75 mm, enquanto que outros preferem a feita com tubo de PVC de 50 mm.
É uma questão de adaptação.
Como nós já temos no site (http://www.pescadepraia.com/bomba_corrupto.htm ) o modelo com tubo de 75 mm, de autoria do pescador Fabrício , agora eu vou postar como se faz um modelo desmontável com tubos de 50 mm .
O modelo apresentado não fui eu quem fez, mas o pescador Carlinhos Barreto, pescador da Equipe Albatróz-Caraguá.


Vamos lá...

Material:

70 cm mais ou menos de tubo 50 mm (vai depender da altura da pessoa que usará o material.
1 T redução de 50 mm para 25 mm
1 cotovelo rosca/cola de 25 mm x 20 mm
2 flanges de lavatório
1 redução de 50 mm para 25 mm
1 pedaço de tarugo de nylon (mais ou menos 80 cm)

Um macete usado para definir o comprimento ideal da bomba de sucção, é o que mostra a imagem abaixo. Ela deve ter o comprimento do espaço entre a mão até o solo.


Eu recomendo usar o tubo de PVC 50 mm da cor marrom, pois o de cor branca tem a parede mais fina, e o desgaste da bomba é mais rápido.
As fotos apresentadas são auto-explicativas. Não há segredo.

As peças que prensam a borracha (bucha) são facilmente encontradas em lojas de material hidráulico e na minha região eu conheço como flange de lavatório.

O material usado para confecção da bucha é borracha de chinelo. Pode ser facilmente modelada em alguma base áspera, ou de preferência em um esmeril.

O material usado na vareta é um pedaço de tarugo de nylon, facilmente comprado em lojas de borracha, e o diâmetro usado neste modelo é o de 20 mm.
Òbviamente será necessário fazer roscas nas duas extremidades


Conjunto montado da haste com os flanges e bucha de borracha.


Parte superior da bomba


Bomba completa feita pelo pescador Carlinhos Barreto, como presente ao pescador Sun, em nome da amizade e respeito que ele sente pelo nosso amigo.

Orlando Santos